Depois de mais de 10 anos da criação do Bitcoin ainda não é comum a aceitação de criptomoedas em estabelecimentos comerciais. É muito comum ver adesivos em alguns locais de estabelecimentos comerciais com os logos da Mastercard, Visa e Elo, as três bandeiras de cartões existentes no mercado de brasileiro. No entanto, no Japão é muito comum ver adesivos com o os dizeres “Bitcoin Accepted here”.
Muitos fatores acabam deixando os empresários em dúvida para aceitar este tipo de pagamento. Precisamos entender que no sistema financeiro atual o empresário não tem a posse dos seus ativos financeiros. Sempre depende de um banco ou corretora para guardar seus ativos, enquanto com criptomoedas esta pessoa tem a posse e não depende de uma entidade financeira.
Vamos ver algumas formas de aceitar bitcoin e outras criptomoedas em seu estabelecimento comercial:
- 1° Abra uma carteira que tenha suporte ao SegWit2x, ou a Lightning network como a Phoenix, que vai possibilitar receber o pagamento com menores taxas. Você vai receber o valor em no máximo 15 horas, mas vai sair bem mais em conta do que a taxa máquina pós. Recebendo o valor, gere o cupom fiscal da compra para o cliente ou emita a nota fiscal. A tributação é a mesma de uma transação comum. Para aceitar pagamentos em outras criptomoedas aconselho receber em Nano, Dash e Monero porém, você pode receber qualquer uma das mais 4094 criptomoedas existente mas, fique atento às taxas cobradas pelos tokens ECR-20 derivados com Ethereum, que podem ser mais altos. Para pagar os fornecedores liquide as criptomoedas conforme o seu ciclo de pagamentos.
- 2° Utilizando Gateway de pagamento, mas são poucas as plataformas. A mais comum atualmente é a Bitpay https://bitpay.com/, mas a moeda suportada é o dólar. Dependendo do seu volume, seria interessante conversar com um desenvolvedor e criar uma solução de gateway de pagamentos interno para receber em criptomoedas. Pode ser muito útil principalmente em estabelecimentos com vendas on-line.
- 3° Máquinas de cartão que recebem pagamentos de aplicativos como a Bitfy, que utiliza as máquinas da Cielo para receber, porém o estabelecimento recebe em reais os pagamentos realizados com bitcoin.
Perguntas e respostas:
Posso receber criptomoedas em meu estabelecimento?
Deve receber sempre! Bitcoin, Monero, Dash e Nano principalmente.
Como ficam os impostos?
A tributação continua a mesma de uma venda normal.
Quais criptomoedas tem baixas taxas de transação?
Nano e Dash
Sempre preciso liquidar em reais as criptomoedas após uma venda?
O Lucro da venda pode ser mantido em criptomoedas, liquide somente o necessário para pagar seus custos.
Posso registrar no Balanço da minha empresa a posse de criptomoedas?
Pode o valor pode ser registrado e até mesmo pode ser criado uma conta especifica para registrar.
Pago Ganho de Capital por vender a criptomoeda com lucro?
As regras de ganho de capital acabam valendo, por ser considerado um ativo financeiro pela receita federal e não uma moeda, então toda vez que liquidar mais de R$35.000,00 por mês em criptomoedas terá que pagar o ganho de capital pela variação ativa, então logo que receber liquide os custos e fique somente com a marguem de lucro para poder gerenciar o imposto de ganho de capital.
Precisa Entregar declaração referente a in 1.888?
Somente se receber pagamentos acima de R$30.000,00.